segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Entrevista com o Escritor Cesar Bravo

Escritor Cesar Bravo

Olá queridos leitores.

Hoje, vim trazer para vocês uma entrevista exclusiva com o escritor Cesar Bravoonde o escritor fala sobre seu livro de estreia Ultra Carnem, suas influências, sua carreira e claro, sobre suas expectativas nessa nova e maravilhosa empreitada com a DarkSide Books
Cesar é o primeiro escritor nacional de Ficção publicado pela Darkside Books.

Começarei agradecendo pela atenção, e tempo disponibilizado, que nossa parceria possa durar e trazer muito sucesso para ambos. Que sua obra alcance muito sucesso!!!!

Muito Obrigada mesmo.


Vamos lá!!!




Cesar Bravo
Nasceu em Monte Alto, em São Paulo, no ano de 1977


1. Quando você descobriu que era Escritor?

Na verdade não foi uma descoberta. Foi um processo, uma consequência. Depois de trabalhar por anos em profissões que me pagavam algum dinheiro e o dobro em insatisfação, decidi voltar os olhos para o que realmente gostava de fazer. O processo da escrita nasceu gradativamente, enquanto eu me aventurava em diferentes expressões de arte. Nessa época, percebi que tinha alguma facilidade em escrever, e que minhas ideias eram consideradas interessantes por algumas pessoas. Tenho escrito desde então, na esperança que mais e mais leitores encontrem meus textos.

2. Como costuma surgir sua inspiração?

Eu sempre a procuro. A inspiração é como um sonho, e para sonhar, você precisa fechar os olhos. Eu separo algumas horas do meu dia para escrever, ler e revisar textos. As melhores ideias costumam surgir nesses momentos, quando me disponho a abrir mão do resto do mundo e me dedico à literatura. Às vezes — com muita sorte — uma boa ideia te alcança em um passeio, durante o banho; tive algumas enquanto passava roupas — sim, eu também faço isso vez ou outra... —, mas quase sempre a escolha de um tema é algo pouco casual.

3. Que critérios você usa para criar seus personagens? Em pessoas reais ou fatos?

Acredito que um personagem seja uma união do que você conhece das pessoas com o que você imagina. Personagens mais críveis, tendem a ter particularidades humanas. Gosto de personagens conflitantes, indecisos, que podem ser bons ou maus dependendo da situação em que os coloco. Utilizei bases reais muitas vezes, principalmente traços da personalidade de pessoas com quem me relaciono. Mas um personagem é muito diferente de um ser humano real, para começar, ele é parte de outra consciência; os anjos e demônios do autor sempre estão dentro dele.

4. Houve algum Escritor que lhe inspirou? Qual?

A lista é enorme, mas cito aqui os meus preferidos no gênero horror: H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe, Stephen King, Clive Barker.

5. Qual seu sentimento referente às suas Histórias?

Tenho dois desejos: que leiam e que compreendam. Um livro é muito diferente do outro, em alguns existe angústia, em outros, esperança, na maioria existem conflitos internos, um dos meus temas preferidos. O mais importante para mim, como autor, é saber que consegui gerar algum tipo de emoção verdadeira com minhas obras.

6. Como e quando surgiu o Ultra Carnem?

Ultra Carnem tem como precursor uma coletânea de contos chamada “Além da Carne”, publicada de forma independente em 2013. A coletânea é um livro muito intenso, onde procurei utilizar todas as ferramentas disponíveis para produzir um compêndio de horror genuíno. Minha principal motivação foi resgatar o horror mais visceral e inseri-lo no Brasil, de forma que o texto pudesse se comunicar com os leitores daqui. Terminado o livro, os personagens de “Além da Carne” continuaram comigo por muito tempo. Os leitores mais fieis queriam saber mais sobre eles, queriam sentir mais um pouco do gosto de “Além da Carne”. Felizmente a Caveira tinha esse mesmo desejo. O resultado de toda essa ansiedade e apetite é “Ultra Carnem”, que nasceu com a proposta de inovar no horror do Brasil e saciar os fãs mais ardorosos do gênero.



7. Qual o tempo de criação? E quais os contratempos?

Quando uma boa ideia me apanha de jeito, levo de três a quatro meses para produzir um primeiro rascunho. Tenho o hábito de me distanciar do projeto, pelo menos um mês, para uma segunda revisão. Depois, uma terceira revisão (quando conto com a opinião de alguns parceiros). O restante do processo é a parte editorial — costuma variar bastante. Os contratempos obviamente estão relacionados à falta de tempo. Com tudo o que nos cerca (outros trabalhos, cortes de cabelo, o carro que decide não funcionar, o cachorro que precisa aparar as unhas, ou as fraldas do bebê que estão terminando), quase sempre dispomos de poucas horas diárias para o processo de escrita. O que procuro fazer é otimizar meu tempo ao máximo. Com contratempos ou não, mantenho minha meta diária de 1500-2000 palavras.

8. Além de ser escritor, exerce outra profissão?

Sim, sou farmacêutico. Uma profissão bastante exigente e (na maioria das vezes) pouco rentável e reconhecida, mas tem lá suas compensações (criação de personagens, por exemplo).

9. Você já recebeu critica negativa da sua obra? Como lhe deu com a situação?

Já recebi algumas. Como eu disse em outras ocasiões, não cabe ao autor debater ou discordar da opinião de um leitor. Eu sempre espero que essa opinião seja uma análise bem feita e isenta de interesses pessoais; se for feita dessa forma, eu a levarei em consideração em meus próximos trabalhos. De outra maneira, eu simplesmente escolho algo mais interessante para ler.

10. Além de Ultra Carnem, quais obras você já publicou?

Meus livros anteriores foram publicados em e-book, na plataforma KDP da Amazon. A lista é extensa, mas posso citar “Além da Carne”, “Caverna de Ossos”, “Ouça o que eu digo” e “Navio Negreiro”. Também tenho participações em muitas coletâneas — gosto muito dessa troca com outros autores.

11. Qual o sentimento de ter seu livro publicado pela DarkSide?

Eu vinha cortejando a DarkSide há muito tempo, desde o comecinho da editora. Enviei boa parte do meu material, cruzei os dedos e esperei que eles me dessem um retorno. Um dia meu telefone tocou e tive a certeza que minha vida mudaria completamente. Esse é o tipo de reação que a DarkSide proporciona a um autor. A publicação de Ultra Carnem me levou a um outro patamar de divulgação. Hoje sou mais respeitado, e reconhecido como um autor promissor, algo que agradeço todas as manhãs.

12. Qual a mensagem que você deixa para seus leitores?

Gostaria de agradecer a todos vocês por confiarem seu tempo aos meus livros. Sei da luta diária que é viver em um país onde a cultura não é prioridade, mas vocês estão mudando essa realidade. A prova disso está nos novos autores, que de repente tiveram chance em um mercado tão turbulento. 
Peço que continuem apostando nos talentos nacionais, e que apostem o dobro em vocês mesmos, seja qual for a profissão que abraçarem.  
Aproveito para agradecer por essa entrevista; adorei as perguntas e respondê-las. Desejo que essa seja a primeira de muitas conversas. No mais; tenham fé, sonhem alto, e vivam a vida como deve ser vivida: intensamente. 

 *********************************************************************************
Autor:  

(eu que agradeço, Pry. Gostei muito das perguntas, a maior parte delas foi diferente das outras

entrevistas — que bom!!!Pode contar com esse autor aqui quando precisar. Abração)

*********************************************************************************

Então queridos, o que acharam da entrevista?
Espero que tenham gostado😊


Um grande beijo da Pry 😘😘😘



E até a próxima😉 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário